CEASA Mato Grosso

Ceasa/MT participa de audiência pública sobre a comercialização da agricultura familiar em Mato Grosso

19/05/2017
AYRTON LONGO
0 COMENTÁRIOS

 

Ontem (18/05) o presidente da Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso, Baltazar Ulrich, participou da Audiência Pública que foi realizada no Auditório da Assembleia Legislativa de Mato Groso, que teve como temática “Assistência Técnica, Organização da Produção, Comercialização da agricultura familiar”.

 

Baltazar apresentou o Mercado Livre do Produtor ou Mercado da Pedra, explicando como funcionará o pavilhão na Ceasa/MT destinado exclusivamente para que o agricultor familiar consiga comercializar seus produtos diretamente para o consumidor final, excluindo totalmente o atravessador deste processo.

 

Aproveitando a oportunidade, o presidente da Central de Abastecimento falou também sobre o Barracão do Produtor (Packing House), apresentando como funcionarão os barracões localizados em pontos estratégicos do Estado para que a agricultura familiar consiga processar seu alimento, possibilitando uma melhoria geral nos sistemas de produção e comercialização de olerícolas e frutas em Mato Grosso, agregando valor ao produto final. Além de contribuir para a qualidade sanitária, biológica e nutricional dos alimentos.

 

O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Corgésio Albuquerque, destacou a importância que a Ceasa terá na comercialização dos produtos do Estado, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar. Ressaltou também o papel fundamental que a Empaer tem desempenhado, somando esforços com Seaf para aumentar a produção e qualidade dos alimentos produzidos em Mato Grosso.

 

Quando a fala foi aberta ao público, “Gauchinho” alertou sobre a migração da zona rural. “O Estado precisa investir mais nas cooperativas, precisa ensinar o agricultor familiar a cuidar de suas terras e produções para que se tornem mais rentáveis. Caso contrário, os jovens, filhos desses produtores não vão querer continuar nessa terra.”

 

Com a criação dos Barracões do Produtor em pontos estratégicos do Estado, as associações e cooperativas ficarão mais presentes, pois além de ajudarem na organização da comercialização das regiões produtoras, haverá a capacitação gerencial e profissionalização neste tipo de serviço, com o produtor sendo preparado para classificar, selecionar e embalar seu produto.

 



Comentários

Novo Comentário

Nome

E-mail

Mensagem

O valor da soma 3 + 6 é: