Ceasa/MT se reúne com Emanuel Pinheiro para discutir sobre a Central de Abastecimento de Cuiabá

14/03/2017

Semana passada a presidente, a diretora administrativa e a assessora jurídica da Ceasa/MT, Dolorice Moreti, Heuke Capistrano e Juliana Oliveira, respectivamente, participaram de uma reunião com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. A pauta do encontro foi sobre a Central de Abastecimento de Cuiabá localizada no Distrito Industrial, que atualmente está cedida para a Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá (APETAC).

Dolorice afirma que segundo a Lei Estadual 9.913/2013* (ao final da matéria), toda central de abastecimento deve ser gerida pela Ceasa/MT, por isso a importância da reunião marcada para alinhar este aspecto em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá.

“Antes de se transformar em uma central em 2014, ali era um Terminal Atacadista. E por alguma falha de comunicação ou documentação, o espaço não foi para os nossos cuidados no momento em que o termo de cessão da área foi realizado. Nós viemos aqui para dialogar sobre este assunto, a fim de que possamos realizar a gestão do espaço. Queremos trabalhar com a prefeitura, garantindo o bom funcionamento, respeitando a legislação que ampara a criação do CEASA”, destacou a presidente.

Para o prefeito, será fundamental a realização de um estudo para averiguar a atual situação do espaço e qual será a melhor maneira que a Ceasa/MT e o município podem atuar em conjunto. “Nós recebemos essa demanda com muito cuidado e é nosso interesse trabalhar lado a lado da entidade, pois sabemos o valor e a importância que esta central tem para os permissionários que ali atuam e para a instituição em si. A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico já está avaliando este pedido e mediante um estudo de caso, deliberará, visando a melhor solução que garanta o funcionamento pleno do espaço dentro das normas corretas de administração”, afirmou Emanuel Pinheiro.

Segundo Vinicius Hugueney, Secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, a Central de Abastecimento de Cuiabá foi cedida para a Apetac para que eles administrassem o espaço, realizando a limpeza e segurança do local.

*Lei Estadual 9.913/2013 Art. 3º

“Para a consecução do seu objetivo central, cabe especificamente à Ceasa/MT: I- instalar, administrar e/ou supervisionar a gestão de Centrais de Abastecimento e Mercados no âmbito do Sistema de Abastecimento, explorar o uso remunerado de espaços cedidos a título precário a terceiros, que visem: a comercialização de produtos agropecuários, hortifrutigranjeiros, avícolas, pesqueiros, frios, estivas e cereais, atípicos e outros produtos, bem como outras ações, executando, ainda, serviços conexos inerentes às atividades, praticando quaisquer atos pertinentes aos seus fins e ou operacionalização de infraestrutura logística.”