Cuiabá sedia 10ª edição do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal.

25/09/2015

Hoje (29/05), Cuiabá sediou no Palácio Paiaguás a 10º edição do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. É a primeira vez nos ultimos três anos, que os secretários do Meio Ambiente e os governadores de nove estados se reúnem para discutir o planejamento regional sustentável. O ultimo encontro foi no ano de 2009.

“Esse é o momento propício para discutir esse assunto. Mato Grosso já tem diminuído sistematicamente o desmatamento na região Amazônica. Com esses esforços estamos mostrando ao mundo que se pode aliar aumento de produtividade e preservação ambiental. Temos que avançar no sentido de buscar fundos que possam nos ajudar a manter essas florestas em pé”, afirmou o governador de Mato Grosso, Pedro Taques.

O encontro tem como objetivo definir mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que busquem o fortalecimento da política de desenvolvimento sustentável. Investimentos em educação, saúde, energia e transporte, produção de conhecimento e remuneração por serviços ambientais são ações estudadas. Ao final do Fórum, os governadores assinarão a "Carta Cuiabá", com o intuito de obter mais recursos e investimentos para a redução do desmatamento ilegal e outras políticas públicas. Esse documento será entregue ao Governo Federal.

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso