Elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar é debatido em Cáceres

21/03/2017

Nesta terça-feira (21/03) foi realizado o encontro regional para a elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar em Cáceres. Este foi o sexto município a receber o evento, que já passou por Várzea Grande, Juína, Sorriso, Guarantã do Norte e Querência.

Os temas são discutidos por meio de grupos de trabalho, são eles: Regularização Fundiária e Ambiental, Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade.

O Plano que está sendo desenvolvido é uma parceria entre Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (Ceasa/MT), a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Instituto Centro de Vida (ICV).

O secretário da Seaf, Suelme Fernandes, destacou a importância de estudar qual a necessidade técnica da região em conjunto com a Ceasa/MT para a construção de um packing house e/ou um entreposto. "Não importa em qual município será construído, o que importa é conseguir escoar a produção da agricultura familiar, atendendo com qualidade toda a população da região."

Suelme também citou o problema dos atravessadores que tomaram conta das feiras existentes nos municípios. "Temos que devassar estas feiras porque o pequeno produtor precisa ter prioridade. Precisar receber melhor."

O último encontro do PEAF será realizado em Rondonópolis na próxima sexta-feira (24/03) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, às 8h.