Projeto de concessão de implantação da Ceasa/MT é apresentado para a sociedade

28/09/2018

O presidente da Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso S.A. (Ceasa/MT), Sr. Baltazar Ulrich, apresentou para a sociedade o projeto de concessão de implantação da Ceasa/MT no começo da semana.

Contando com uma estrutura de no mínimo 100 mil metros quadrados de área construída, centenas de boxes para a comercialização de hortifrutigranjeiros e com um pavilhão exclusivo para produtos oriundos da agricultura familiar, o Mercado Livre (Pedra), a estimativa é de que 3.888 empregos diretos 8.664 indiretos serão criados para atender toda a demanda após a conclusão de todo o projeto.

Baltazar destacou que o Governo do Estado não terá gasto com a implantação do projeto. “O investimento privado previsto para esse empreendimento é de R$ 300 milhões privado. Investimento privado. Não tem um centavo do Estado. Zero do Estado”.

O presidente da Central de Abastecimento informou ainda que a localização para implantação da Ceasa deverá obedecer alguns requisitos mínimos, como: o terreno deverá ficar situado na baixada cuiabana e com perímetro de 40 quilômetros do centro de Cuiabá, contendo acesso a alguma rodovia (federal, estadual ou anel viário) e possuir no mínimo 100 hectares.

Altivo Roberto Andrade de Almeida Cunha, Doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp e Consultor da FAO/ONU (Food and Agriculture Organization da Organização das Nações Unidas), ministrou uma palestra sobre mercados atacadistas e a importância das Ceasas para cada estado, principalmente para a segurança alimentar e estímulo do mercado regional.

“Os novos tempos exigem uma nova organização para a geração dos valores desejados por consumidores, produtores, atacadistas e varejistas e, em suma, pela sociedade. Os mercados de alimentos devem promover novos produtos, novos serviços e novos negócios, em sintonia com o padrão de consumo. Além disso, devem possibilitar a inserção ampla de produtores e regiões no mercado, estimulando e redesenhando sua base regional de fornecimento”, afirmou o Dr. Altivo.

A apresentação foi realizada no dia 25/09/2018 no auditório da Sinfra/MT, localizado no Centro Político Administrativo em Cuiabá, e contou com a participação da população, servidores públicos, trabalhadores da Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC), autoridades, entre outros.

Para baixar a apresentação do projeto, acesse AQUI.