CEASA Mato Grosso

Qual a importância da rastreabilidade dos alimentos?

12/11/2015
AYRTON LONGO
0 COMENTÁRIOS

 
 

  Muito se fala em rotulagem de produtos industrializados, de como é importante saber dos nutrientes de cada alimento e de onde e por quem foi produzido. Então por quê não questionamos a falta dessas informações quando se trata de frutas, legumes e verduras?

 

 No Globo Rural dessa semana, na Rede Globo, foi passada uma matéria a respeito da rastreabilidade dos produtos FLV (frutas, legumes e verduras) e qual a importância de utilizar código de barras (utilizado como rótulo) nos mesmos. É através desse código de barras que o consumidor tem conhecimento de quem, onde e como o alimento foi produzido. Na matéria, a economista Flávia Costa explica que o código de barras é o RG do produto, pois serve para identificá-lo em qualquer lugar do mundo.

 

  Mas os benefícios na utilização da rastreabilidade não está restrita apenas aos consumidores. O produtor, através do código de barras, consegue detectar um possível problema em um determinado lote, conseguindo minimizar suas perdas, pois com essas informações, consegue determinar em qual estufa ou plantação ocorreu a falha. Sem contar que com essas informações disponíveis para todos, ele consegue fidelizar o cliente através de um alimento de qualidade e transparência. 

 

 

  Para assistir a matéria, acesse em Globo Rural.

 

 



Comentários

Novo Comentário

Nome

E-mail

Mensagem

O valor da soma 7 + 6 é: